Jovens Inventores: Azza Abdel Hamid Faiad







A estudante egípcia, Azza Abdel Hamid Faiad, 17 anos quanto inventou, inventou um catalisador que transforma plástico em bicombustíveis. Apesar do baixo custo de instalação, a invenção pode gerar um rendimento de US$ 78 milhões em combustíveis por ano, considerando que o Egito consome cerca de 1 milhão de toneladas de plástico nesse período.

 

O catalisador de alto rendimento é feito de alumínio e quebra os polímeros do plástico e os transforma em matéria-prima para o bicombustível que pode ser depois transformados em Etanol.

 

A ideia de usar plástico como bicombustível não é nova, mas Faiad, uma estudante da Escola de Língua Zahran, em Alexandria, no Egito, encontrou um catalisador barato que poderia tornar o processo não apenas viável, mas economicamente rentável para o seu país, onde o consumo de plástico está estimado em 1 milhão de toneladas por ano. Por isso a proposta de Faiad poderia transformar completamente a economia do país, além de lidar com seus problemas de resíduos de plástico.